top of page
Buscar
  • Foto do escritormpopovs

Os caminhos de São Judas Tadeu

Um dos 12 apóstolos, primo de Jesus e irmão de São Tiago (Menor) e São Simão. Conheça os locais de Peregrinação e os passos de São Judas Tadeu na Terra Santa.

História de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu nasceu em Paneas, uma cidade na Galileia, situada ao Norte de Israel, posteriormente chamada pelos Romanos de "Cesareia de Filipe", fazendeiro de profissão, era Filho de Cléofas (irmão de São José) e de Maria de Cléofas (irmã de Nossa Senhora). São Judas Tadeu é um dos 12 apóstolos de Jesus e é considerado "o Santo das causas perdidas" em diversos lugares do mundo. A história, baseada nos escritos apócrifos da "Paixão de Simão e Judas", relata que depois de anunciar o Reino de Deus no Egito, Simão encontrou-se com Judas e eles foram evangelizar a Pérsia. Escritos do século VI descrevem o martírio de ambos.


Simão e Judas foram martirizados na Pérsia, na cidade de Sufian. Eles foram mortos por uma multidão insuflada por sacerdotes de Zoroastro por pregarem destemidamente a fé em Jesus Cristo. Por causa da pregação deles, grande foi o número de persas que se converteram ao cristianismo. Vários estudiosos das escrituras acreditam que São Judas foi decapitado por carrascos que usavam como ferramenta o machado afiado. Esta era a pena capital mais usada pelos persas na época.


São Judas é o autor da menor carta do Novo Testamento: "A Carta de Judas". A epístola de Judas foi escrita com muito amor e dedicação. Judas se preocupava com a pureza da crença na pessoa de Jesus Cristo e com a boa imagem dos cristãos perante a população. O ponto principal desta carta foi para chamar a atenção e alertar toda a Igreja nascente para terem cuidado com os falsos profetas. Após pregar o evangelho de Jesus Cristo na Terra Santa, nos locais da Judéia, Samaria, Eduméia, Síria, Mesopotâmia, Líbia, além de Beirute no Líbano e Edessa. Segundo Eusébio ele retornou a Jerusalém no ano 62 e ajudou na eleição de seu irmão, São Simeão, como Bispo de Jerusalém.




Os passos de São Judas Tadeu na Terra Santa

Cesareia de Filipe


O local de nascimento de São Judas Tadeu fica ao extremo norte de Israel, sendo um dos locais mais bonitos para conhecer. O local é um sítio arqueológico que está localizado nos pés do Monte Hermon, nas colinas de Golã, já nas proximidades da fronteira com a Síria e o Líbano. Este é o local do nascimento do Rio Jordão e os visitantes terão a possibilidade de ver uma cascata de 10 metros, a maior de Israel. Quem visita, também tem a oportunidade de ver as ruínas de diferentes épocas, antigas estruturas palacianas, um velho moinho de água ainda em funcionamento, a Gruta de Pan e ainda tocar as refrescantes águas do Rio Hermon. Mas, sobretudo, o local assinala a compreensão sobre a identidade de Cristo e a missão de Pedro, onde além do local de nascimento de São Judas também é o local onde Jesus confiou as chaves do céu a São Pedro.


Caná da Galileia Alguns estudiosos chegam a cogitar na possibilidade de São Simão, ser o noivo do casamento em Caná da Galiléia, onde Jesus operou seu primeiro milagre, transformando água em vinho.


São Judas teria presenciado o milagre e esta pode ter sido a causa de ele ter se tornado discípulo de Jesus. Lucas também chama Judas de "Zelote" - Lc 6,15. Alguns estudiosos afirmam que "zelote" significa zeloso. Outros afirmam que ele poderia ser membro do movimento revolucionário dos zelotes, que lutavam contra a dominação romana em Israel.


Ao lado está a igreja de Caná da Galiléia, local que marca o primeiro milagre de Jesus e é o local do casamento, qual Jesus participou.




Emaús


A maioria dos pesquisadores identificava Emaús dos tempos de Jesus com o que mais tarde se tornou a cidade bizantina de Emaús-Nicópolis. É localizada no Vale de Ayalon. Essa cidade fica a 25 km de Jerusalém, mencionada no episódio da ressurreição de Jesus no Evangelho de São Lucas, onde São Judas Tadeu foi um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús no dia da ressurreição.


Jerusalém


Visitaremos o Cenáculo em Jerusalém (do latim Cenaculum) é o termo usado para o sítio ou local onde ocorreu, de acordo com os cristãos, a Última Ceia e onde atualmente se encontra um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina cena, que significa “jantar”. Local que marca a presença de São Judas junto a Jesus Cristo na última ceia.

O Cenáculo reside no andar superior de um edifício no Monte Sião, em Jerusalém, o edifício está agora na Igreja da Dormição, atrás da casa franciscana. O atual quarto tem um estilo gótico particular de século XIV.


Locais de Peregrinação no mundo sobre São Judas Tadeu

Além de seu nascimento e seus passos na Terra Santa, existem outros locais no mundo importantes para conhecer e fazer a peregrinação para os devotos de São Judas Tadeu.

Temos como montar uma combinação dos principais locais de peregrinação podendo ser na chegada à Europa ou no retorno da Terra Santa.


Itália | Roma

Basílica de São Pedro no Vaticano


O corpo de São Judas está sepultado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Papa Paulo III escreveu uma bula concedendo indulgência plenária para todos aqueles que rezarem em seu túmulo no dia 28 de outubro, dia da sua festa. Hoje seus ossos podem ser encontrados no transepto esquerdo da Basílica de São Pedro sob o altar principal de São José em um túmulo que ele compartilha com os restos mortais do apóstolo Simão, o Zelote.


França | Toulouse e deRheims


Acredita-se que as relíquias de São Judas Tadeu possam estar nas cidades deRheims e Touluse, na França. Há séculos, São Judas é venerado pelos cristãos como um dos santos mais populares da Igreja. Ele é invocado como o “Santo das Causas Perdidas”.


Ficamos a sua inteira disposição para adaptar e criar roteiros na Europa e na Terra Santa.

Consulte-nos!


https://www.aliantour.com

mpopovs@aliantour.com

Tel +55 11 94378 0808

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kenya

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page